40 Anos de Históriaconheça a história da Eicos
Nasce uma Empresa
A partir da necessidade das indústrias por termômetros mais compactos e precisos, uma nova empresa cria um termômetro digital medindo 73x36 mm (nessa época, os termômetros tradicionais mediam cerca de 96x48 mm). A essa empresa deu-se o nome Icos.
A Pedido dos Clientes
Vendo o potencial da Icos, um de seus primeiros parceiros, Thyssen Hüller, deu a sugestão de fabricar componentes que eliminassem o ruído elétrico em comutação de dispositivos. Assim foram criados os Filtros Supressores que fazem parte do catálogo de produtos até hoje.
O Primeiro Sensor de Fluxo
Tempos mais tarde, uma nova necessidade foi anunciada. E mais uma vez, atendendo a pedidos de clientes, a Icos passou a fabricar um sensor capaz de detectar a vazão de líquidos em aplicações. Surgiu, então, o primeiro sensor de fluxo da Icos: FA14B01.
O Primeiro Site é Publicado
Nesse ano, a internet ainda estava começando no Brasil. Os primeiros grandes portais e provedores do país tinham surgido há apenas 3 anos, mas a Icos já possuia consciência da importância dessa tecnologia. Foi então que o primeiro site foi publicado já no endereço www.icos.com.br.
O Primeiro Sensor de Nível
Durante uma exposição de produtos, nasceu a ideia de se produzir um sensor capaz de detectar pontos de nível de líquidos em um reservatório. Assim, surgiu o primeiro sensor de nível Icos: LA16M-40.
Nasce o Sensor de Nível para Montagem Vertical
Esse foi o ano que a linha de sensores de nível vertical foi lançada, sendo o LC26M-40 o primeiro modelo a ser anunciado.
E-Commerce Icos: Começam as Transações Online
Nessa época, o e-commerce no Brasil completava seus quatro anos. Embora já em crescimento, ainda não se percebia a sua importância na economia do país e encontrar empresas do comércio B2B (entre empresas) que fizessem vendas por meio de sites era quase impossível. Mesmo assim, confiante na evolução do e-commerce, a Icos inovou implantando seu sistema de vendas online.
Adaptadores para os Sensores
Muitas empresas e técnicos passaram a comprar os sensores da Icos e, portanto, aplicações com características muito distintas começaram a aparecer. Vendo uma necessidade por parte dos clientes, a Icos passou a fabricar e comercializar acessórios para adaptações de seus sensores nessas aplicações.
Maior Conectividade
Diante de uma necessidade por componentes mais versáteis e práticos, a Icos desenvolveu o LA32NP, que foi o primeiro sensor de nível a surgir no mercado com plug para conexões elétricas por meio de conectores DIN 43650.
Os Sensores M12
Embora a conexão DIN 43650 trouxesse mais praticidades para os clientes, era necessário uma outra tecnologia que atendesse também a padrões internacionais. Foi então que surgiram os sensores com conexão M12. Tecnologia que possibilitou o desenvolvimento de sensores capazes de detectar mais de um ponto de nível de líquidos e aumentar a compatibilidade com equipamentos internacionais.
A Proteção que Faltava
A fim de simplificar as aplicações de proteção de bombas centrífugas, um novo sensor que permitisse detectar a falta de água na bomba foi projetado, evitando, assim, uma partida a seco. Esse novo sensor foi chamado de Contrasseco.
Novos Mercados
Ciente de uma nova oportunidade comercial, a Icos abre uma filial localizada em Madrid na Espanha, expandindo as suas vendas por toda a Europa.
Em 2017, a Icos completou 35 anos ciente que a cada passo a ser dado, novos desafios são exigidos e novas oportunidades devem ser aproveitadas, sem esquecer que o personagem principal dessa história sempre foi e sempre será o cliente. Simplificar o seu trabalho é a nossa meta.
Em 2018, mudamos nossa marca que representará a nossa qualidade e nossos valores globalmente.
A Eicos chega aos 40 anos com a mesma visão que a norteou desde o início, de investir continuamente na qualidade técnica e construtiva de nossos produtos. Melhoria contínua para nós é um compromisso levado a sério.