Supervisão de Sistema de Irrigação com Sensor Contrasseco
Sistemas de irrigação eficientes não possuem apenas os melhores equipamentos. Medidas de proteção a danos, como supervisões automáticas, evitam a perda de recursos e custos desnecessários.
Contrasseco na Irrigação
Com o sensor Contrasseco é possível realizar a supervisão do sistema de irrigação contra possíveis obstruções que causam a partida a seco da motobomba.
Além de ter corpo transparente, o qual permitirá ver a qualidade da água da irrigação, o Contrasseco supervisionará automaticamente a presença de água na tubulação (sem a necessidade da supervisão manual), impedindo a partida da bomba sem que haja água.
Contrasseco
Conjunto Motobomba
Segundo a cartilha da Embrapa sobre sistemas e manejo de irrigação, aproximadamente 40% do custo total do investimento em um sistema de irrigação pode corresponder ao conjunto motobomba, o que torna a supervisão uma parte importante do projeto.
Fonte: Embrapa
Entupimento da Irrigação
Os entupimentos estão entre os problemas mais comuns nos sistemas de irrigação, que danificam as bombas ou os emissores de água. Podem ser de origem química, biológica ou física.
Origem química
Ex.: decomposição mineral, ferrugem
Origem biológica
Ex.: pequenos animais, ovos de caramujo
Origem física
Ex.: areia, folhas, sujeiras em geral
Supervisão do Sistema
Observar a limpeza e desempenho do sistema de irrigação é fundamental para seu bom funcionamento. Porém, nem sempre é o bastante para garantir o funcionamento correto do sistema. Algumas obstruções podem ocorrer sem que tenham sido observadas em supervisões manuais.
Portanto, não deixe de utilizar o Sensor Contrasseco para proteção da bomba contra partida a seco e evite custos desnecessários.
Informações sobre Contrasseco
Dados técnicos e de compra do Contrasseco
Referências
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/133043/1/Cartilha-Manejo-Irrigacao-03-09-2015.pdf
http://www.agr.feis.unesp.br/curso1.htm
http://www.conosul.com.br/novidades/os-entupimentos-uns-dos-problemas-mais-frequentes-nos-sistemas-de-irrigacao/